Alucinações
Alucinações
Corresponde a um sintomas psiquiátrico caracterizado pela convicção de ter uma percepção sem que exista um objecto exterior. Ou seja a sensação de se ouvir um som (por exemplo uma voz), ver uma imagem, sem que haja algo real na sua base. Os pacientes dizem por exemplo que ouvem vozes quando sabemos que não existe ninguém presente a falar com eles.
De acordo com a modalidade sensorial podem designar-se alucinações auditivas, visuais, olfactivas (cheiro), gustativas (gosto), tácteis (tacto), cenestésicas (sensibilidade profunda, sensações provindas de dentro do corpo, por exemplo).
É mais frequente de perturbações psicóticas (perturbações em que estão presentes alucinações e delírios) como a esquizofrenia. Mas também pode estar presente noutras situações como a depressão grave, a perturbação bipolar ou até nas perturbações graves da personalidade.
As alucinações que não são consideradas completas (isto é se os pacientes não as descrevem como vindo claramente do exterior), tomam o nome de pseudoalucinações.