Humor
Humor – Estado afectivo basal do sujeito, sendo o sinónimo de estado de ânimo. Corresponde a uma disposição emocional a longo termo, prevalecente, que dá a tonalidade à forma subjectiva de percepção do mundo. A aparição de um estado de ânimo pode ser espontânea ou ser precedida por estímulos concretos, internos ou externos.
O Humor Eutímico considera-se um estado “normal” de Humor, sem predomínio de nenhum tipo particular de emoção.
Alterações hipertimicas (de elevação de humor) destacam-se:
- Dentro da Normalidade
– Alegria – sentimento positivo de bem-estar.
- Patológicas (apresentadas de forma crescente em termos de intensidade)
– Euforia – Aqui está presente uma alegria patológica desproporcionada à circunstância e que se traduz por um estado de completa satisfação e felicidade. Ocorre principalmente na mania/ hipomania
– Expansão – Corresponde a um estado de marcada boa disposição associada a dificuldade de controlo das próprias emoções o que leva a uma marcada desinibição. Ocorre principalmente na mania/ hipomania.
– Exaltação – Não está apenas presente euforia mas também aumento da convicção do próprio valor e das aspirações (o que pode originar nos casos mais graves ideias delirantes megalómanas/de grandiosidade). Associada geralmente a grande agitação psicomotora. Ocorre principalmente na mania.
– Extase– Trata-se de um estado de alegria intensa, experiência de beatitude, com sensação de dissolução do Eu e tendência a compartilhar estados afectivos interiores. Como os anteriores poderá ocorrer ma mania, mas também é possível acontecer nos extases místicos, no transe histérico, na epilepsia (estados crepusculares), e na esquizofrenia.
– Todos estes estados elevados de humor podem acompanhar-se de: 1) Alterações da motricidade (nos casos menos graves estão alterados os movimentos expressivos (vivacidade da mímica facial, aumento da gesticulação) nos mais graves está presente a agitação psicomotora generalizada); 2) Alterações do pensamento (nos casos menos graves está alterado o curso do pensamento com aceleração do pensamento e fuga de ideias, nos mais graves pode haver alterações do conteúdo do pensamento com ideias delirantes, geralmente de grandiosidade).
Alterações hipotimicas
- Dentro da Normalidade
– Tristeza normal – Adequada às circunstancias que a provocam, em termos de intensidade e duração.
- Patológicos
– Humor depressivo: É o sintoma de base das Perturbações Depressivas embora não seja sinónimo da mesma, uma vez que nos quadros depressivos além do humor depressivo estão normalmente presentes outros sintomas como a anedonia, alterações da energia vital (alterações da libido, do sono, redução da energia vital), da actividade motora (hipocinésia), entre outros. No humor depressivo predomina a tristeza patológica sem desencadeante ou, perante um estímulo apresentando, com uma intensidade e duração desproporcionadas. Estão presentes a tríade cognitiva (visão negativa de si mesmo, visão negativa das suas interacções com o meio ambiente e visão negativa do futuro) e vários pensamentos automáticos característicos (como a inferência arbitrária, a abstracção selectiva, a hipergeneralização, entre outros) (Nota Histórica 13). (Vinheta Clínica 14).