Orientação
Orientação– A orientação é a capacidade de se identificar e de se situar adequadamente no tempo, espaço, na sua situação pessoal e no geral. Há 4 tipos de perturbações da orientação (7,8):
- Desorientação no Tempo – Quando relativa a uma questão de horas será um caso de desorientação ligeira, se a alteração envolve dias, meses ou anos trata-se de uma desorientação moderada a severa. Não saber a estação do ano é um quadro de desorientação avançada. Este é o tipo de orientação mais precocemente alterada em várias patologias. Pode-se evidenciar também incapacidade de ordenação cronológica de factos e recordações pessoais.
- Desorientação no Espaço – Não saber onde se está ou onde vive, bem como a ideia exacta da proporção e distribuição dos objectos que tem ante si.
- Desorientação Autopsíquica – Não sabe o seu nome, idade, estado civil ou a sua biografia pessoal (habitualmente num estádio tardio de processo orgânico).
- Desorientação Alopsíquica – Não se apercebe da sua situação e de quem são os outros.
A desorientação no espaço e no tempo tem, em princípio, etiologia num processo orgânico. Um estado dissociativo pode mimetizar desorientação, mas apresenta características bizarras, por exemplo, maior desorientação em relação ao próprio que em relação ao tempo e espaço.