Perturbações psiquiátricas: livro quer desmistificar o apoio psiquiátrico.
Um quinto dos portugueses sofre de perturbações psiquiátricas, das quais a depressão e a ansiedade são as mais comuns. O psiquiatra Diogo Telles Correia lançou um livro dedicado ao tema para desmistificar muitos dos mitos da sociedade sobre a ida a um psiquiatra. A Vital Health falou com o autor.
Vital Health (VH) | Em que consiste o livro “EU EXISTO – para além das obsessões, para além das vozes, para além da depressão, para além da ansiedade”? Qual a sua principal mensagem?
Diogo Telles Correia (DTC) | O livro “Eu Existo” teve em vista três objetivos fundamentais: 1) Mostrar aos leitores que é possível a descrição literária das vidas dos pacientes que recorrem às consultas de psiquiatria e psicoterapia. Que essas pessoas têm vidas semelhantes a qualquer um de nós; 2) Explicar conceitos e aspetos do mundo da saúde mental que são frequentemente mal definidos nos meios de comunicação social. Como médico psiquiatra e psicoterapeuta, e professor da faculdade de medicina, tenho o privilégio de poder explicar todas estas questões de forma acessível a todos mas sem fugir de uma base científica; 3) Por fim, explicar que é essencial nós, técnicos de saúde mental, termos acesso a toda a vida do paciente de forma a podermos ajudá-lo com eficácia. Os pacientes não são depressões, ansiedades, obsessões, são muito mais além disso. Por isso o livro se chama “Eu Existo… para além das obsessões, para além das vozes, para além da depressão e para além da ansiedade.” Ler Mais…